Psiquiatria

Consulta de Psiquiatria

A perturbação mental caracteriza-se por alterações do modo de pensar e das emoções, ou, por desadequação ou deterioração do funcionamento psicológico e social. A deterioração das capacidades do indivíduo resulta da doença. Esta pode ser tratada, ou em muitos casos curada, através da consulta de Psiquiatria.

A palavra Psiquiatria deriva do Grego e tem como significado "arte de curar a alma".

Consiste numa especialidade da Medicina que se dedica à prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimento mental, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas. O Psiquiatra trata doenças mentais como perturbações de ansiedade, depressão, perturbação bipolar, esquizofrenia, quadros demenciais, entre outras.

A razão que leva mais doentes a procurar ajuda é a depressão, principal causa actual de incapacidade, segunda causa de perda de anos saudáveis, que afecta, afectará ou já afectou uma em cada quatro pessoas ao longo da vida..

Uma doença ou problema psíquico pode ser tratado através de tratamento medicamentoso e de intervenção psicoterapêutica. Esta última, visa trabalhar a compreensibilidade da psicopatologia, transformando um episódio de sofrimento psicológico numa oportunidade de mudança do padrão de relação interpessoal.

A Psiquiatria é actualmente uma das especialidades médicas com maior desenvolvimento técnico-científico, cuja meta principal é o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico do indivíduo.

Autor: Dr.ª Carina Mendonça, Walk'in Telheiras