Podologia

Uma Especialidade muito para além do tratamento de unhas e calos

A Podologia é, nas ciências da saúde, a área que se destina à investigação, prevenção e tratamento de todas as alterações do pé, sejam elas dérmicas, estruturais, funcionais ou morfológicas. O podologista tem também um papel de relevo na área da reprogramação postural. Devido a todo o conhecimento biomecânico que adquire ao longo da sua formação, consegue, através do recurso a ortóteses plantares personalizadas, as denominadas palmilhas, à medida do pé, corrigir e prevenir vários problemas de postura principalmente a nível do joelho, anca e coluna. O podologista é o profissional responsável pela saúde dos seus pés. O conhecimentoabrangente na área da saúde e a capacidade de diagnóstico autónomo que legalmente possui, permite ao podologista assumir um papel de relevo no tratamento e acompanhamento dos problemas relativos à saúde dos pés, dos mais novos aos mais idosos, com especial relevância no tratamento dos desportistas e do pé diabético.Os pés são, na verdade, o reflexo da saúde de cada pessoa. Várias doenças que afectam o organismo, designadamente a gota, artrite reumatóide, a diabetes mellitus, problemas em ordem circulatória e pulmonar, entre muitas outras, têm forte manifestação no pé. Perante sinais ou sintomas destas patologias, o podologista estabelece interação com outros profissionais de saúde de maneira a contribuir, de uma forma cuidada e eficaz, para a resolução desses problemas.Em concreto, o que trata o podologista?

O podologista trata desde o cidadão comum ao desportista de elite. Dentro desta especialidade existem várias áreas de intervenção. As principais são as seguintes:

• Podologia desportiva
  • Podologia infantil
  • Pé diabético
  • Reprogramção Postural

Quando devo ir ao podologista?

Sinais de alerta:

No pé:
• Dor persistente nos pés e na região do tornozelo
• Apoio incorrecto dos pés no solo
• Desvio dos calcanhares
• Dedos sobrepostos
• Mudanças na coloração e textura das unhas e pele do pé
• Verrugas
• Comichão na pele
• Sinais inflamatórios locais
• Sinais de Infecção

No restante organismo:

• Dor persistente na região das costas - zona lombar, dorsal e cervical
• Dor na região da anca
• Desvio dos joelhos
• Quedas frequentes -crianças principalmente
• Dor ao longo da perna

Com o objectivo de promover a saúde e prevenir a doença, na Walk-in Clinics irá encontrar um serviço de excelência em podologia, englobado num ambiente clínico multidisciplinar, que vai desde clínicos gerais a médicos de especialidade, passando por nutricionistas, enfermeiros e médicos dentistas.

Miguel Carneiro - Responsável de Podologia Walk'in Clinics