Enfermagem: Varizes
8/1/2017 2:03:46 PM

As varizes são veias salientes, dilatadas, duras e tortuosas que se desenvolvem normalmente nos membros inferiores. Estas surgem devido ao fluxo de sangue venoso nos membros inferiores estar constantemente a fluir contra a gravidade, provocando nas válvulas das veias, o incumprimento da sua função, ou seja, deslocar o sangue para o coração.

Por norma, as varizes são de fácil identificação por se localizarem logo por baixo da pele.

Em Portugal, cerca de 25% da população sofre de doença venosa crónica, sendo mais frequente no género feminino e com o avançar da idade.

Os principais fatores de risco associados às varizes são a hereditariedade, o sedentarismo, a idade, a obesidade, a exposição solar, a gravidez e o género feminino.

Através da observação clínica do paciente e do seu histórico, pode ser diagnosticada a insuficiência venosa, porém, pode ainda ser necessário recorrer à realização de exames complementares de diagnóstico tais como, o doppler ou eco doppler dos membros inferiores, estes exames consistem no estudo dos sistemas venosos superficial e profundo, de forma não invasiva.

Os sintomas mais frequentes são a dor acompanhada de sensação de pernas pesadas, cansadas e dormentes, edema dos membros inferiores principalmente nos tornozelos e pés, cãibras, hemorragias e em casos mais avançados, úlceras de perna que são feridas de difícil cicatrização.

O tratamento depende do estado da doença. Após avaliação médica dá-se início ao tratamento através de fármacos flebotónicos que ajudam na circulação venosa, contudo existem também outros tratamentos pouco invasivos como a escleroterapia e laser terapia podendo-se realizar em ambulatório. A cirurgia clássica designada por Stripping é utilizada em casos mais avançados de doença venosa.

A escleroterapia consiste na injeção local de um fármaco na veia varicosa, que provoca o colapso da mesma, levando ao seu desaparecimento. Este tratamento é realizado em consultório e eficaz em varizes superficiais e que não excedam os 2-3mm de largura.

A laser terapia é um tratamento que consiste na destruição da veia varicosa, através dos raios laser ou radiofrequência.

Recomendações:

  • Hidratação diária de todo o corpo;
  • Evitar estar longos períodos de pé e parado, deve caminhar diariamente e colocar-se em bicos de pés várias vezes ao dia;
  • Evitar estar sentado durante longos períodos e com as pernas cruzadas;
  • Evitar tomar banho com água muito quente;
  • Evitar o excesso de peso;
  • Evitar bebidas alcoólicas e o tabaco;
  • Evitar usar calças de ganga muito justas e meias que sejam apertadas na região do tornozelo;
  • Em dias quentes, deve massajar as pernas com água fria, de baixo para cima durante dois minutos;
  • Praticar exercício físico regular;
  • Usar meias elásticas;
  • Elevar os membros inferiores nos períodos de repouso;
  • Evitar a exposição prolongada ao calor. 

A Walk'in Clinics dispõe de uma Equipa Multidisciplinar, que o podem aconselhar e acompanhar sempre que necessitar, todos os dias, das 10H às 22H.

Outros artigos de Saude de A a Z
1 de Agosto 2017, 14:6
O que é? A dermatomicose compreende as infecções da pele e dos anexos cutâneos causadas por fungos parasitários dermatófitos. Segundo a classificação das micoses, em função de sua capacidade de …
1 de Agosto 2017, 14:3
As varizes são veias salientes, dilatadas, duras e tortuosas que se desenvolvem normalmente nos membros inferiores. Estas surgem devido ao fluxo de sangue venoso nos membros inferiores estar …
1 de Agosto 2017, 14:1
Em Portugal, as doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte, sendo responsáveis por 32% do total dos óbitos. A tensão arterial é a pressão exercida pelo sangue sobre as …
1 de Agosto 2017, 14:0
A sexualidade humana forma parte integral da personalidade de cada um. É uma necessidade básica e um aspecto do ser humano que não pode ser separado de outros aspectos de vida. Trata-se da energia …
3 de Agosto 2017, 21:5
As vacinas estão no topo da lista das medidas preventivas mais eficazes da história! São responsáveis por poupar cerca de 3 milhões de vidas por ano, protegendo-nos de doenças potencialmente fatais e/ …
1 de Agosto 2017, 14:5
O que é a Diabetes? É uma doença crónica em que a prevalência aumenta muito com a idade, atingindo ambos os sexos e todas as idades. A Diabetes é caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar ( …

    Subscreva a nossa Newsletter.

    *Email incorreto. Tente novamente

    Fique atento ao seu email e conheça as novidades Walk'in Clinics.

    Quer fazer parte da nossa equipa?

    Envie candidatura para:

    recursos.humanos@wic.pt

    PARA MARCAR CONSULTA,

    CLIQUE QUE

    NÓS LIGAMOS